AGENDE A SUA CONSULTA: +55(41)30166622
A especialização de Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha oferece a acadêmicos de Medicina e médicos voluntários a oportunidade  de aprofundar os conhecimento em Otorrinolaringologia através de Estágios Acadêmicos voluntário ou formais (eletivos da Universidade) e para realizar trabalhos científicos como pesquisadores do Centro de Estudos Otorrinolaringológicos Lauro Grein Filho .

NORMAS PARA O ESTÁGIO ACADÊMICO VOLUNTÁRIO E ELETIVO DA ESPECIALIZAÇÃO DE OTORRINOLARINGOLOGIA
DO HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA PARANÁ

APRESENTAÇÃO: OS ESTAGIÁRIOS DEVEM ESTAR BEM APRESENTADOS, EM ALINHADOS COM O PADRÃO DE EDUCAÇÃO E VESTIMENTA DOS ESPECIALIZANDOS, UTILIZANDOS  JALECOS E IDENTIFICADOS COM O NOME . MULHERES E HOMENS COM CABELOS COMPRIDOS PRESOS. 
BIOSEGURANÇA:TODOS OS ESTAGIÁRIOS DEVEM ESTÁ UTILIZANDO MÁSCARAS DE PROTEÇÃO QUE DEVERÁ SER TRAZIDA PELO PRÓPRIOS ESTAGIÁRIO, ESTE DEVE SE RESPONSABILIZAR EM PORTAR E UTILIAR ALCOOL GEL.;
 
Edital Número Nº 01/2026
Estágios Voluntários (não remunerados) na Especialização de Otorrinolaringologia - Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Paraná
A Especialização de Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha oferece a acadêmicos de Medicina e médicos voluntários a oportunidade de Estágios Acadêmicos voluntário (não remunerado) ou formais (eletivos da Universidade) nos termos a seguir:
NORMAS PARA O ESTÁGIO ACADÊMICO VOLUNTÁRIO E ELETIVO DA ESPECIALIZAÇÃO DE OTORRINOLARINGOLOGIA
DO HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA PARANÁ
1. DO OBJETIVO
O estágio voluntário tem como objetivo proporcionar ao estudante e médicos  a vivência prática, acadêmica observacional em serviço de especialização de Otorrinolaringologia, promovendo o aprimoramento acadêmico, ético e profissional, sem qualquer vínculo empregatício ou remuneração.
2. DAS VAGAS
2.1. Serão disponibilizadas até 2 (duas) vagas por mês, obedecendo aos seguintes critérios:
              01 (uma) vaga preferencialmente destinada a aluno do externato (eletivos da Universidade).
              01 (uma) vaga para estagiário voluntário não vinculado ao externato, ou para médicos  registrados no  CRM.


3. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
3.1. Poderão candidatar-se estudantes de medicina regularmente matriculados em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
3.2 Médicos com seu registro ativo e regular no CRM estadual.
3.3. O candidato deverá atender a todos os critérios administrativos e acadêmicos exigidos pelo Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Paraná e pelas instituições parceiras.
3.4 DOCUMENTAÇÃO
Estágios eletivos formais (estágios curriculares eletivos) a Universidade Solicitante é que normalmente pede a assinatura de contrato e documentação). Informe-se na sua Universidade quais documentos e contratos necessários para o estágio curricular
- Documentação solicitada pelo   Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Paraná..
- A documentação deverá ser encaminhada esp.orlhcv@gmail.com e  cópia para (Departamento de Ensino e Pesquisa) dep@cruzvermelhapr.com.br e assinada antes do início do estágio.
 
4. DO ALUNO DO EXTERNATO
4.1. O aluno  ou médico interessado em vaga de externato deverá solicitar formalmente a vaga com antecedência máxima de até 1 mês em relação à data pretendida para início do estágio, até o dia 06 do mês anterior ao estágio. As solicitações serão apreciadas com os seguintes critérios: 1) Antecedência de data de  solicitação de estágio e 2) Mérito Acadëmico quando empate no item anterior  (banca composta por membros da  especialização, avaliação do currículo Lattes e notas curriculares até o momento do ano acadêmico)
4.2. Caso não haja candidato ao externato dentro do prazo estipulado, a vaga poderá ser destinada a outro estagiário voluntário, respeitando-se os demais critérios deste edital.
5. DA DURAÇÃO DO ESTÁGIO
5.1. O estágio terá duração mínima de 2 (duas) semanas e máxima de 4 (quatro) semanas, conforme disponibilidade do serviço e aprovação da coordenação.
5.2. A carga horária será de até 20 (vinte) horas semanais, distribuídas em turnos matutinos e/ou vespertinos, conforme a programação do Serviço de Otorrinolaringologia.
5.3 As horas do estágio serão contabilizadas conforme o registro no livro de frequência do ambulatório e confirmadas pelo especializandos responsável do dia.
6.  DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO
6.1. As atividades terão caráter observacional e acadêmico, incluindo:
              Acompanhamento ambulatorial;
              Observação de procedimentos cirúrgicos;
                           Execução de trabalho de conclusão de estágio
              Discussão de casos clínicos;
              Participação em atividades aulas, acadêmicas, reuniões do centro de estudos, quando disponíveis.
6.2. Não será permitida a execução de atos médicos privativos sem supervisão direta e autorização expressa do responsável pelo serviço.
7. DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO, SEMINÁRIO ACADÊMICO, CERTIFICAÇÃO E PRODUÇÃO EDITORIAL
7.1. Todos os estagiários deverão, obrigatoriamente, elaborar e entregar pelo menos UM (1)  Trabalho de Conclusão de Estágio ao final do período, que estará condicionado a entrega de seu  certificado
7.1.  O trabalho deverá obedecer às seguintes diretrizes:
              Formato: relato de caso clínico, revisão narrativa ou apresentação escrita sobre tema definido em conjunto com a preceptoria;
              Prazo de entrega: até 15 (quinze) dias após o término do estágio;
              Forma de entrega: arquivo digital (PDF), encaminhado à coordenação do serviço e apresentação em reunião para o corpo clínico e preceptoria.
7.2 Os estagiários voluntários ou eletivos  com período superior a 2 (duas) semanas deverão, obrigatoriamente, realizar a apresentação de 2 (dois) trabalhos  acadêmicos.
7.3  O tema do seminário será previamente definido no primeiro dia de estágio, em conjunto com o residente responsável pela supervisão do estagiário, devendo estar relacionado à área de Otorrinolaringologia.
7.4 A apresentação do seminário terá caráter didático, acadêmico e científico, sendo realizada em data, formato e local definidos pela coordenação do Serviço de Otorrinolaringologia.
7.5 O estagiário que cumprir integralmente a apresentação do seminário fará jus à emissão de Certificado de Aula Apresentada em Seminário, expedido pelo Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha.
7.6 As apresentações realizadas poderão, a critério da coordenação do serviço, integrar obra editorial acadêmica institucional, a ser organizada ao final do ano, reunindo os conteúdos apresentados por todos os estagiários voluntários do período, mediante adequação às normas editoriais, acadêmicas e éticas estabelecidas e autorização formal do estagiário.
7.7  Os melhores trabalhos serão convidados para apresentação oral no CONCLAVE CIENTÍFICO DE OTORRINOLARINGOLOGIA EM OUTUBRO.
8. DA FORMALIZAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO
8.1. Todos os estagiários deverão:
              mandar um e-mail antes do início do estágio para
esp.orlhcv@gmail.com
com a :
                             Concordância com as normas do estágio;
                             Ciência do caráter voluntário e não remunerado;
                             Compromisso com normas éticas, sigilo profissional e conduta adequada.
 
9. DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. O estágio não gera vínculo empregatício, obrigação de contratação ou qualquer tipo de remuneração.
9.2. Situações não previstas neste edital serão analisadas e deliberadas pela coordenação do Serviço de Otorrinolaringologia, sob responsabilidade do Dr. Vinicius Ribas Fonseca.
9.3. Este edital entra em vigor na data de sua publicação.
Curitiba, 05 de janeiro de 2026
 DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA - HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA (41 3017-5274)
https://cruzvermelhapr.com.br/ensino-e-pesquisa/residencia-e-especializacao-medica/
dep@cruzvermelhapr.com.br
ESPECIALIZANDA RESPONSÁVEL:
Amanda Berhorst
Tel: 41 997721405
Prof. Dr. Vinicius Ribas Fonseca
Responsável pelo Estágio em Otorrinolaringologia
Hospital da Cruz Vermelha
BIOSEGURANÇA:TODOS OS ESTAGIÁRIOS DEVEM ESTÁ UTILIZANDO MÁSCARAS DE PROTEÇÃO QUE DEVERÁ SER TRAZIDA PELO PRÓPRIOS ESTAGIÁRIO, ESTE DEVE SE RESPONSABILIZAR EM PORTAR E UTILIAR ALCOOL GEL