Por dentro Ronco e  da apnéia obstrutiva do sono

Cerca de 45% dos adultos normais roncam, pelo menos ocasionalmente, e 25% são roncadores habituais. O ronco é ainda mais comum em homens, pessoas acima do peso e tende a piorar com a idade. O ronco ser um sinal de obstrução respiratória e não deve ser deixado de lado. Um otorrinolaringologista pode ajudá-lo a determinar qual a origem anatômica do seu ronco e oferecer soluções para este comportamento barulhento e muitas vezes embaraçoso.

O que causa o ronco?

Os sons do ronco ocorrem quando existe uma obstrução para o fluxo de ar na parte de trás da boca e do nariz. Esta área é a parte colapsável das vias aéreas, onde a língua e nasofaringe encontram com o palato mole e úvula. Ronco ocorre quando estas estruturas se encontram e vibram durante a respiração.

Nas crianças o ronco pode ser um sinal de problemas com as amígdalas e adenóides. Uma criança que ronca deve ser examinado por um otorrinolaringologista, que pode recomendar uma amigdalectomia e adenoidectomia para que a criança volte a sua saúde integral.

Pessoas podem roncar por diversos motivos:

• Tônus muscular fraco na língua e na garganta: Quando os músculos são muito relaxados, a língua cai sobre a via aérea ou os músculos da garganta encontram-se pelos dos lados da via aérea. Um pouco de relaxamento é natural durante o sono profundo, mas pode se tornar um problema houver uso de álcool ou drogas que causam sonolência.

• Espessamento dos tecidos da garganta: Crianças com grandes amígdalas e adenóides, muitas vezes roncam. Obesos podem ter excesso de tecidos moles na garganta que pode levar ao estreitamento das vias aéreas. Cistos ou tumores são causas raras de redução das vias aéreas.

• Palato mole ou úvula alongados: um palato longo estreita a abertura do nariz para a garganta. O comprimento excessivo do palato mole ou da úvula atua como uma válvula de vibração barulhenta durante a respiração relaxada.

• Obstrução nasal: Um nariz entupido ou bloqueado requer um esforço maior para puxar o ar através dele. Isso cria um vácuo exagerado na garganta que reúne os tecidos moles da garganta e resulta em ronco. Então, o ronco pode ocorrer apenas durante uma crise de rinite, um resfriado ou sinusite. Além disso, pode ser provocado ou um desvio de septo nasal.

Por que o ronco é grave?

Socialmente - pode fazer o roncador ficar envergonhado ou fazer com que o parceiro queira dormir em outra cama por conta do barulho que o ronco produz.

Medicamente – o ronco perturba os padrões de sono e priva o roncador de um descanso adequado. Pode ser um sinal de apnéia obstrutiva do sono, que pode levar a sérios problemas de saúde, a longo prazo.

O que é a apnéia obstrutiva do sono?

O ronco pode ser um sinal de uma doença mais grave conhecida como síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS). SAOS é caracterizada por múltiplos episódios de pausa na respiração por mais de 10 segundos cada, devido ao estreitamento ou colapso das vias aéreas superiores. Isso resulta em menor quantidade de oxigênio no sangue, o que faz o coração a trabalhar mais. Ela também provoca a interrupção do ciclo natural do sono, o que faz com que as pessoas sintam-se mal descansadas apesar do tempo adequado de sono. Pacientes com apnéia podem ter mais de 30 a 300 eventos por noite.

O efeito imediato da apnéia do sono é que o roncador deve dormir levemente e manter os músculos da garganta tensa, a fim de manter o fluxo de ar para os pulmões. Como o roncador não descansa bem, ele ou ela pode estar com sono durante o dia, o que prejudica o desempenho no trabalho, torna-o um perigoso motorista ou operador de máquinas. Apnéia obstrutiva do sono não tratada aumenta o risco de desenvolvimento de ataques cardíacos, derrames, diabetes e muitos outros problemas de saúde.

Como é avaliado o ronco pesado?

Roncadores pesados deve procurar o médico para garantir que a apnéia do sono não é um problema. Roncadores pesados incluem pessoas que roncam em qualquer posição constantemente ou que influenciam negativamente o sono do cônjuge. Um otorrinolaringologista irá fornecer uma análise aprofundada do nariz, boca, garganta, cabeça e pescoço, muitas vezes usando um exame com fibra óptica. O exame pode revelar se o ronco é causado por rinite alérgica, infecção, obstrução nasal, ou aumento das amígdalas e adenóides. Pode ser também necessário um estudo do sono em laboratório ou em casa, afim de determinar se o o ronco é devido a SAOS.

Todos os roncadores com qualquer um dos seguintes sintomas devem ser avaliados para possível apnéia obstrutiva do sono:

• Episódios testemunhados de pausas ou apnéia respiratórias durante o sono

• Sonolência diurna ou fadiga 

• Pressão arterial alta

• Doença cardíaca

• História de um acidente vascular cerebral

Quais são os tratamentos disponíveis?

O tratamento depende do diagnóstico e do nível de estreitamento das vias aéreas superiores. Em alguns casos, mais de uma área pode estar envolvida. Ronco ou SAOS podem responder a diversos tratamentos oferecidos por muitos cirurgiões otorrinolaringologistas e de cabeça e pescoço. Entre eles:

• CPAP: é um dispositivo que abre a via respiratória, com uma pequena quantidade de pressão positive de ar. Esta pressão é entregue através de uma máscara nasal usada durante o sono. Este é atualmente o tratamento inicial de escolha para pacientes com SAOS 

• Uvulopalatofaringoplastia: é a cirurgia para tratamento de ronco e apnéia obstrutiva do sono. Ela remove o excesso de tecido do palato mole e abre as vias aéreas. Além disso, o tecido remanescente endurece durante a cicatrização, minimizando assim a vibração do tecido. O tamanho da passagem de ar pode ser aumentada ainda mais, quando uma amigdalectomia é feita na mesma cirurgia.

• Procedimentos de ablação térmica: buscam reduzir o volume do dos cornetos nasais, base da língua, e/ou palato mole. Estes procedimentos são utilizados tanto para o ronco como para a SAOS. Diferentes métodos de ablação térmica incluem: cautério bipolar, laser, radiofreqüência, etc. Estes procedimentos podem ser feitas em consultório médico ou em centro cirúrgico. Várias sessões podem ser necessárias.

• Métodos para aumentar a rigidez do véu palatino, sem remoção do tecido, incluem injeção de uma substância irritante, que faz com que a a região próximo a úvula (onde se faz a injeção), fique rígida. Outro método é inserir hastes (implantes de pilar) no palato mole.

• Avanço do osso hióide e do músculo geniogosso: é um procedimento cirúrgico para o tratamento da apnéia do sono. Ele previne o colapso da parte inferior da garganta e puxa a musculatura da língua para a frente, diminuendo a obstrução das vias aéreas.

• Aparelho intra-oral: é um aparelho customizado, confeccionado por otorrinolaringologista, dentista ou cirurgião oral. Ele que reposiciona a mandíbula para frente e também pode ser considerado para determinados pacientes com roncos e SAOS.

• Perda de peso: pode melhorar significativamente ronco e SAOS em alguns pacientes.

Você recomenda o uso de aparelhos sem prescrição?

Não há um aparelho específico recomendado. Existem mais de 300 dispositivos que prometem cura para o ronco. Métodos menos convencionais ajudam a pessoa evitar dormir em suas costas, uma vez que o ronco é muitas vezes pior nessa posição. Outros mantém as vias aéreas nasais abertas e ainda existem alguns projetados para condicionar uma pessoa não a roncar produzindo estímulos desagradáveis quando ocorre o ronco. Enquanto o paciente procura algo que funcione para ele ou ela, a má qualidade do sono permanece.

Auto-ajuda para o roncador....

Adultos que sofrem de ronco leve ou ocasional devem tentar as seguintes soluções de auto-ajuda:

• Adote um estilo de vida saudável e pratique atividade física para desenvolver um bom tônus muscular e perder peso.

• Evite tranqüilizantes, soníferos e anti-histamínicos antes de deitar.

• Evite por pelo menos 4 horas antes de dormir: álcool, refeições pesadas ou lanches.

• Estabelecer padrões de sono regulares.

• Dormir de lado, e não de costas.

• Elevar a cabeceira da cama em 10 cm.


TEXTO BASEADO NAS INFORMAÇÕES AO PACIENTE DA ACADEMIA AMERICANA DE OTORRINOLARINGOLOGIA

free templates