Cirurgia Endoscópica Funcional dos Seios Paranasais

A endoscopia está cada vez mais ganhando importância no diagnóstico e tratamento de várias doenças em todas as áreas da medicina.

Na otorrinolaringologia o uso de endoscópios tanto rígidos ou flexíveis permitem ao médico realizar com maior precisão o diagnóstico e acompanhamento de doenças como sinusite, polipose nasal, atresias de coana, adenóides, sangramentos nasais, tumores,cefaléias rinogênicas, etc... .Quando associados a métodos de imagem modernos como a tomografia computadorizada(TAC), são considerados  o padrão ouro para diagnóstico de doenças do nariz e seios paranasais.

Assim com o diagnóstico mais preciso, podemos realizar um tratamento direcionado a causa da doença.O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico. A indicação exata do procedimento cirúrgico é realizada quando ocorre o insucesso da terapia medicamentosa, ou fica evidenciada uma alteração anatômica responsável pela doença.

A cirurgia endoscópica do seios paranasais ( Functional Endoscopic Sinus Surgery – FESS) atualmente é o melhor método para tratar estas doenças, pois com uso de endoscópios rígidos de várias angulações (0; 30; 45 e 70 graus) podemos ter um perfeita visualização da cavidade nasal e acessar cirurgicamente a região da doença, fazendo as correções necessárias para o bom funcionamento nasal. É um procedimento minimante invasivo usado para restaurar a ventilação e a função do seios, preservando a anatomia do nariz. É uma cirurgia mais conservadora com acesso mais anatômico que preserva a mucosa e mostra objetivamente no pós operatório a melhora do clearence mucociliar.

O pós operatório é mais tranqüilo que nas cirurgias realizadas por via externa. Devido ao bom controle do sangramento intra-operatório, muitas vezes não é necessário deixar tampão nasal. O que se transforma em maior conforto para nossos pacientes.

Veja aqui imagens do nariz através do endoscópio.

Volta